Igualdade de género, ambiente, jornalismo, economia e a ascendência da China são alguns dos temas em debate no World Government Summit. Portugal estará representado pela ministra Maria Manuel Leitão Marques.
Corpo do artigo
Representantes de mais de 150 países, incluindo Portugal, participam de domingo a terça-feira, no Dubai, no World Government Summit, onde líderes políticos, religiosos, económicos e sociais irão debater o futuro próximo do planeta.
A cimeira será dividida entre momentos públicos oficiais, onde uma mensagem do papa Francisco ocupará o mesmo palco de uma dissertação do ator Harrison Ford sobre oceanos, e reuniões longe dos holofotes entre governos e organismos internacionais.
A forte componente económica do encontro, que conta com mais de 4.000 participantes, fica patente logo na abertura dos trabalhos no domingo, pela mão de Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Económico Mundial, seguida, três horas depois, de uma "conversa" com Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional.
Mas a organização pretende dar uma abrangência muito superior ao evento, convidando por exemplo a Prémio Nobel da Paz Leyman Gbowee para discutir o papel das mulheres na reconstrução de nações após conflitos violentos e Gerard Baker, editor do Wall Street Journal, para refletir se o jornalismo pode combater a corrida contra as correntes virais das redes sociais.
Ao longo dos três dias, a governança nas suas várias valências será alvo de uma multiplicidade de olhares, debatendo como mitigar o risco da próxima epidemia global, como a consciência pode transformar a educação ou como definir propriedade intelectual na era da inteligência artificial.
A procura de uma nova abordagem psicológica e emocional para a humanidade e o seu futuro é um dos objetivos subjacentes ao encontro, onde haverá todo um fórum dedicado ao "Diálogo Global para a Felicidade e o Bem-Estar".
Um espaço destinado ao "Equilíbrio de Géneros" compagina com outro de debate sobre "Mulheres no Governo".
O ambiente não poderia estar ausente de uma cimeira dedicada à discussão das boas governanças, pelo que haverá também um fórum "Alterações Climáticas".
A China tem direito a ser, sozinha, tema de um debate plenário, intitulado "A Ascensão do Dragão", que contará com a presença de um enviado especial do Presidente Xi Jinping, o ministro da Ciência e Tecnologia, Wang Zhigang.
Portugal estará representado na cimeira pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que participará num conjunto de encontros multilaterais.
Enquanto "número três" da estrutura do Governo português, a ministra participará no painel "Mulheres no Governo" e apresentará, no debate sobre Felicidade e Bem-Estar, um "showcase" das medidas adotadas em Portugal para conciliação do trabalho com a vida familiar.
Juntamente com algumas dezenas de outros governantes, Maria manuel Leitão Marques intervirá ainda num 'design thinking' que visa criar novos modelos para a administração pública com base nos mecanismos já disponíveis.