ONU espera que o fluxo aumente.
Corpo do artigo
Mais de 1,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, de acordo com os dados atualizados da ONU, publicados esta segunda-feira. Ao todo, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) contabilizou 1.735.068 refugiados, um aumento de quase 200 mil desde domingo.
A ONU espera que o fluxo aumente, sobretudo com a abertura dos corredores humanitários que permitirão aos civis sair das grandes cidades.
"Esta é a crise de refugiados com crescimento mais rápido na Europa desde a II Guerra Mundial", escreveu Filippo Grandi, alto comissário da ONU para os refugiados, no Twitter no domingo.
  14655072
  
Os números incluem o território controlado por Kiev, com mais de 37 milhões de habitantes, mas não a península da Crimeira - anexada pela Rússia em 2014 - nem as duas áreas controladas pelos separatistas pró-russos no leste do país. De acordo com a ONU, até quatro milhões de pessoas podem abandonar o país devido ao conflito.
A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2000 mortos entre a população civil. Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
  14657451
  
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA