Os motivos para a matança são ainda desconhecidos. A polícia revela que em casa dos atiradores foi encontrado equipamento para o fabrico de bombas, armas e munição. Obama decretou quatro dias de luto nacional.
Corpo do artigo
"Nesta fase, não sabemos porque este acontecimento terrível aconteceu", disse o Presidente norte-americano numa declaração a partir da Sala Oval e na presença do Conselho de Segurança Nacional.
"Sabemos que as duas pessoas [os atacantes] que foram mortas estavam equipadas com armas e que aparentemente tinham acesso a outras armas nas suas casas", referiu o chefe de Estado norte-americano.
Uma informação corroborada minutos depois pela polícia de San Bernardino. Às 17h45, hora portuguesa, as forças de segurança atualizaram o número de vítimas. "Subiu para 21 número de feridos" disse o porta-voz policial.
https://twitter.com/sbcountysheriff/status/672471549509668864
A mesma fonte conta que mais de 300 polícias estiveram envolvidos na operação e que os atiradores, no edíficio de serviços públicos onde mataram 14 pessoas, fizeram entre 65 e 75 disparos. "Eles atiraram para todos os lados", diz o chefe da polícia que não sabe ainda se o casal tinha algum alvo em particular.
Já durante a perseguição voltaram a atirar, desta vez contra a polícia, "76 tiros". Do lado da polícia, 23 agentes dispararam um total de 380 tiros. Dois polícias ficaram feridos nesse confronto.
https://twitter.com/sbcountysheriff/status/672472400747872256
Quando foram mortos, diz o chefe da polícia, os dois tinham consigo cerca de "1600 munições" e poderiam estar a caminho de um novo local para cometer outro massacre".
https://twitter.com/sbcountysheriff/status/672472836884140032
Em casa do casal havia mais munições e "material para fazer bombas".
O FBI também participou nesta conferência de imprensa.
https://twitter.com/sbcountysheriff/status/672476340566671360
Para os investigadores federais "é aparente" que o ataque foi planeado. O FBI diz ainda que vai demorar até perceber o porquê do massacre.
O tiroteio aconteceu na quarta-feira num centro de assistência a portadores de deficiência em San Bernardino, provocando 14 mortos e 21 feridos.
As autoridades norte-americanas identificaram um homem e uma mulher, mortos durante uma troca de tiros com a polícia, como os presumíveis autores do tiroteio.
Segundo a polícia as 4 armas utilizadas terão sido adquiridas legalmente.
Ainda na declaração na Sala Oval, Obama fez um novo apelo presidencial para que exista um maior controlo sobre o uso de armas.
"Temos de refletir como membros de uma sociedade, para dar passos básicos que tornem mais difícil, e não mais fácil" que pessoas que "querem provocar danos" consigam armas de fogo, reiterou o chefe de Estado norte-americano.