Mais de 80 por cento dos alemães consideram que a chanceler Angela Merkel, que se candidata a um terceiro mandato no outono de 2013, faz «bastante bem» o seu trabalho, segundo uma sondagem publicada hoje.
Corpo do artigo
De acordo com um estudo do instituto de sondagens alemão Politbarometer para o canal público ZDF, 72 por cento dos alemães consideram que o ano de 2012 foi, para si, «um ano bom», e 27 por cento acreditam que o ano de 2013 será melhor.
O partido de Angela Merkel (União Democrata-Cristã, CDU, conservador) também sobe nas intenções de voto, registando agora 40 por cento, dois pontos percentuais acima do valor registado na sondagem realizada em novembro pelo mesmo instituto.
Também a diferença entre as intenções de voto nos candidatos dos dois principais partidos -- Merkel e Peer Steinbruck pelo Partido Social-Democrata (SPD) - está a estreitar-se: 54 por cento dos inquiridos preferem que a atual chanceler continue a dirigir o Governo (contra 52 em novembro), e 36 por cento preferem Steinbruck (contra 34 por cento em novembro).
Também a coligação governamental (CDU e Partido Democrático Liberal, FDP) nunca foi tão popular: 62 por cento dos alemães consideram que o Governo faz «bastante bem» o seu trabalho, contra os 30 por cento que consideram que o executivo desempenha «mal» as suas funções.