Mais de metade do desperdício de plástico em todo o mundo é causada por 20 empresas
Entre as responsáveis pela produção e pelo desperdício de mais de metade do plástico de todo o planeta estão tanto empresas privadas como estatais, muitas delas dos setores dos combustíveis e químicos.
Corpo do artigo
A multinacional de petróleo e gás ExxonMobil, sediada no Texas, produz anualmente 5,9 milhões de toneladas de resíduos plásticos descartáveis. Ainda nos Estados Unidos encontramos o segundo maior poluidor, que é a maior empresa química do mundo, a Dow, que produz, todos os anos, 5,6 milhões de toneladas. No terceiro lugar está o grupo chinês de petróleo e gás Sinopec, com 5,3 milhões de toneladas anuais.
Os números constam de um novo relatório que revela que vinte empresas são responsáveis por 55% da produção de resíduos plásticos de uso único em todo o mundo. Isso mesmo apurou um grupo de especialistas da London School of Economics e do Instituto do Ambiente de Estocolmo, que deu origem a um ranking mundial, liderado pela norte-americana ExxonMobil.
Apesar da dimensão do problema, atualmente, a tendência é para se acentue esta curva. A produção de plásticos descartáveis pode crescer mais de 30 por cento nos próximos cinco anos. Se a previsão se concretizar, e se nada mudar, até 2050, o plástico poderá ser responsável por 5 a 10% das emissões de gases com efeito de estufa.
Os especialistas em Ambiente alertam para o uso compulsivo e irracional do plástico e avisam que é preciso mudar de rumo. Para isso, a Fundação australiana que divulgou a lista de maiores produtores mundiais de resíduos plásticos pede que as empresas petroquímicas sejam obrigadas a divulgar a sua "pegada de resíduos de plástico". Outra medida proposta a estas empresas é a de assumirem um compromisso com a transição de combustíveis fósseis para modelos circulares de produção de plástico.
Sem surpresa, os países desenvolvidos são os que mais contribuem para a crise dos plásticos descartáveis. Por exemplo, Singapura lidera os países que mais produzem resíduos plásticos de uso único per capita, com 76 quilos por pessoa, em 2019. Austrália, Estados Unidos, Coreia do Sul e Reino Unido também constam nos lugares cimeiros de uma lista com uma centena de países. Em termos comparativos, na China, que está a meio da tabela, uma pessoa produz 18 kg de resíduos plásticos descartáveis. Na Índia, esse número cai para 4 kg.
Notícia atualizada às 13h28 de 26 de maio de 2021