O Mali anunciou Ibrahim Boubacar Keita como novo Presidente, eleito no domingo na segunda volta das presidenciais com 77,61% dos votos, contra os 22,39% do seu rival Soumaila Cisse.
Corpo do artigo
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Territorial do Mali, a taxa de participação na segunda volta foi de 45,78% dos eleitores, tendo sido contabilizados cerca de 93 mil votos inválidos, contra cerca de 400 mil na primeira volta a 28 de julho.
Esta eleição, a primeira no Mali desde 2007, era vista como fundamental para desbloquear os cerca de três mil milhões de euros prometidos por dadores internacionais que interromperam a ajuda depois de uma revolta separatista ter levado a um golpe de Estado em 2012 e após uma insurgência islâmica.
O ex-ministro das Finanças, Cisse, já havia admitido a derrota na segunda-feira, quando se tornou evidente que a vitória estava longe do seu alcance.
Keita tornou-se conhecido pelo seu discurso franco e pela tenacidade.
O seu regime começa já a estar, porém, envolvido em controvérsia, depois de na quarta-feira ter sido divulgada a promoção do capitão Amadou Sanogo, que liderou um grupo de oficiais para