
"Janela Azul"
Twiter/VisitMalta
Postal turístico por excelência para quem visita Malta, a famosa "janela" com olhar para o Mediterrâneo não resistiu às intempéries que atingiram o país nos últimos dias.
"Um acontecimento de partir o coração!". Foi desta forma que o primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, reagiu à noticia da destruição da famosa "Janela Azul", uma das atrações turísticas mais conhecidas do país.
839403739974893568
A estrutura rochosa, que tinha a forma de um arco com vista privilegiada sobre as águas azuis do Mediterrâneo, não resistiu à força da Natureza e desabou esta quarta-feira. O país tem sido assolado por tempestades e a forte ondulação dos últimos dias revelou ser demasiado para a estrutura de calcário, localizada na pequena ilha de Gozo.
839492900954255365
Os geólogos há muito que tinham alertado que a "janela" estava a deteriora-se rapidamente. No entanto, e segundo um estudo de 2013, citado pelo jornal Times of Malta, a formação rochosa não estava em risco eminente de ruir.
Como medida de precaução, as autoridades maltesas já tinham proibido os visitantes de caminharem sobre a "janela", e instauraram multas para quem desafiasse a ordem, mas foram ignorados com frequência.
No Twitter, o primeiro-ministro maltês lembrou que o famoso marco turístico sempre enfrentou a destruição devido à erosão natural provocada pelo mar. "Esse triste dia chegou finalmente", disse.
839497713188208640
A "Janela Azul" era visita quase obrigatória para os turistas e as águas da zona são bastante populares junto dos mergulhadores. A zona serviu também de cenário para vários filmes e séries de televisão, incluindo a popular "A Guerra dos Tronos".