Em número cada vez maior, os sul-africanos juntam-se nas ruas e praças do país para orar e cantar pelo «ícone da liberdade», Nelson Mandela, em estado crítico num hospital de Pretória desde 08 de junho.
Corpo do artigo
Em frente ao Mediclinc Heart Hospital, milhares de cidadãos anónimos concentraram-se durante o dia e a noite de quinta-feira, manifestando apoio e carinho ao primeiro presidente negro da África do Sul. Na tradição sul-africana, os cânticos são utilizados para manifestar alegria, tristeza e contestação, e, no frio intenso do inverno da capital, a multidão cantou horas a fio pela recuperação de Nelson Mandela.
Os muros do hospital são já pequenos para os milhares de cartões e mensagens ali colocados por crianças e adultos que não param de acorrer ao local, fortemente guardado pela polícia.
No passeio, milhares de velas a arder desde que Mandela foi internado e bouquets de flores que são ali colocados diariamente são o testemunho da dedicação do povo ao líder que, após 27 anos de cadeia, conseguiu acabar com o regime de discriminação racial e, em 1994, restituiu a liberdade ao país e aos seus habitantes.
Também no exterior da residência do ex-presidente, no bairro de Houghton, em Joanesburgo, são muitas as pessoas que por lá passam de dia e de noite para deixar mensagens de solidariedade e que por ali se demoram algum tempo em oração ou entoando cânticos dedicados a Mandela.
O Presidente norte-americano, Barack Obama, que é hoje esperado na capital sul-africana, no início de uma visita oficial, prestou homenagem a Nelson Mandela na quinta-feira durante a visita ao Senegal, chamando ao ex-presidente sul-africano «um herói do mundo».
Obama, que não deverá visitar Mandela no hospital, afirmou que nunca esquecerá o dia em que, quando era estudante de Direito, viu Mandela sair em liberdade da prisão de Victor Verster.
Desde quinta-feira, quando o Presidente Jacob Zuma anunciou que Nelson Mandela tinha registado melhoras, a nação sul-africana respira mais otimismo relativamente à possibilidade de Madiba recuperar, mas a maioria dos testemunhos sugerem que os seus compatriotas estão preparados e resignados à ideia de lhe estar a prestar uma derradeira homenagem.
Na manhã de hoje, vários familiares de Madiba foram vistos a chegar ao hospital, mas a Presidência não emitiu qualquer novo comunicado nem declaração sobre o estado clínico do ex-chefe do Estado.