Trata-se de um cidadão do Uzbequistão, de 29 anos, que terá guiado uma carrinha contra multidão que estava na rua, em Nova Iorque, durante as celebrações do Halloween.
Corpo do artigo
Um tribunal de Nova Iorque ordenou a prisão do suspeito de matar oito pessoas num atentado terrorista na última terça-feira, em Manhattan, que compareceu perante o juiz algemado de mãos e pés.
O advogado oficioso que defende Sayullo Saipov, de 29 anos, afirmou que o suspeito está em sofrimento físico depois de ter sido alvejado por um polícia durante a detenção e pediu ao juiz para que lhe sejam garantidos cuidados médicos diários.
Os magistrados federais acusaram o uzbeque de terrorismo, afirmando que guiou uma carrinha contra uma ciclovia em resposta aos apelos do grupo terrorista Daesh e escolheu a festa do Halloween porque sabia que haveria mais pessoas na rua.
Sayfullo Saipov "sentiu-se bem com o que fez", lê-se na acusação, que poderá levar à pena de morte.
O presidente norte-americano, Donald Trump, já defendeu no Twitter a condenação do suspeito à morte.
925931294705545216
O FBI divulgou que procura um segundo cidadão do Uzbequistão. Segundo um investigador que falou à Associated Press sob anonimato, trata-se de um amigo de Saipov que as autoridades não conseguiram localizar, mas que poderá não ter estado envolvido.
Saipov terá alugado, usando o próprio nome, o veículo que guiou por uma ciclovia junto ao memorial do World Trade Center na terça-feira.
Está acusado de apoio a uma organização terrorista e de destruição de veículos levando à morte de pessoas.
Interrogado no hospital, terá dito que se inspirou em vídeos e fotografias do Daesh e que começou a planear o ataque há cerca de um ano.