O ex-Presidente panamiano Manuel Noriega chegou, este domingo, ao Panamá, proveniente de França, para cumprir uma pena de 60 anos de prisão pelo desaparecimento de opositores durante o seu regime (1983-1990).
Corpo do artigo
Noriega chegou a bordo de um voo da companhia espanhola Ibéria, que partiu de Paris ao princípio da manhã, fez escala em Madrid e aterrou na Cidade do Panamá às 18:07 locais (23:07 em Lisboa).
O antigo ditador panamiano foi imediatamente conduzido à prisão no meio de fortes medidas de segurança destinadas a evitar qualquer tipo de possibilidade de atentado contra o ex-general, agora com 77 anos.
Depois de ter passado mais de duas décadas em prisões norte-americanas e francesas por tráfico de droga e branqueamento de dinheiro, Noriega foi conduzido por estrada até à prisão de El Renacer, próximo de uma zona tropical, e não por helicóptero, como tinha sido inicialmente anunciado.
As autoridades do Panamá montaram uma operação que envolveu a utilização de helicóptero, que serviu de apenas de diversão, e de duas viaturas que chegaram a esta prisão com minutos de intervalo, sem que se soubesse qual delas transportou Noriega.
Ex-agente da CIA e antigo aliado dos EUA, Noriega foi afastado do poder na sequência de uma operação do exército norte-americano a 20 de Dezembro de 1989 que o conduziu a Miami, onde foi condenado a 40 anos por tráfico de droga, pena mais tarde reduzida a 17 anos.