Primeiro-ministro espanhol vai reunir para decidir se aplica o artigo 155 da Constituição que retira todos os poderes ao governo regional, suspendendo a autonomia da Catalunha.
Corpo do artigo
Mariano Rajoy convocou para quarta-feira um Conselho de Ministros extraordinário para decidir os próximos passos em relação à Catalunha.
Carles Puigdemont e outros políticos catalães assinaram esta noite uma declaração onde se pede que todos os Estados e organizações internacionais reconheçam a República da Catalunha como um Estado independente e soberano.
O primeiro-ministro espanhol terá agora de decidir se aplica o artigo 155 da Constituição espanhola que retira todos os poderes ao governo regional, suspendendo a autonomia da Catalunha.
A vice-primeira-ministra Soraya Sáenz de Santamaría fez esta noite uma curta declaração, dizendo que Puigdemont "não sabe onde está, para onde vai e com quem quer ir".
"É um discurso de uma pessoa que não sabe onde está, para onde vai, e com quem quer ir. O governo não pode aceitar que seja válida a lei catalã do referendo porque está suspensa pelo tribunal constitucional. A Generalitat não pode assumir os resultados de 1 de outubro porque foi um ato ilegal fraudulento e sem as mínimas garantias. Não é aceitável que no Parlamento se constate que a maioria dos catalães desejem um estado independente em forma de República".
TSF\audio\2017\10\noticias\10\soraya_saenz_de_santamaria_1_trad_23h
A vice-primeira-ministra disse ainda que o diálogo entre democratas faz-se "respeitando a lei", repetindo que o referendo foi "ilegal".
"O senhor Puigdemont não pode tirar conclusões nem consequências de uma lei que não existe, de um referendo que não se produziu e de uma vontade, do povo da Catalunha, de que uma vez mais querem aproveitar-se. Assim mesmo, nem o senhor Puigdemont nem ninguém podem pretender envolver a legalidade e a democracia para impor uma mediação. O diálogo entre democratas faz-se dentro da lei, respeitando as regras do jogo e não inventando-as, à sua vontade".
TSF\audio\2017\10\noticias\10\soraya_saenz_de_santamaria_2_trad_23h