O Colorado legalizou na terça-feira a produção e venda da marijuana para consumo recreativo depois de o governador, John Hickenlooper, ter ratificado um pacote legislativo sem precedentes.
Corpo do artigo
A nova legislação regula o cultivo da marijuana, a sua compra por quem visitar o Estado e estabelece um limite de consumo para quem conduzir como o que existe para o álcool.
Os cidadãos do Colorado votaram no ano passado a favor de uma emenda na Constituição do Estado para aprovar o consumo recreativo da marijuana.
O Colorado permite aos maiores de 21 anos a posse de até 28 gramas desta droga e a sua compra em locais autorizados que deverão abrir a partir de janeiro de 2014.
Os visitantes deste Estado com mais de 21 anos não vão poder comprar mais de sete gramas de marijuana em apenas uma transação comercial.
A lei também estabelece que os locais que vão comercializar marijuana não a deverão ter exposta ao público.
Se os cidadãos do Colorado votarem a favor no próximo outono, a marijuana terá um imposto especial de 15%, cujas receitas serão investidas na construção de escolas, ou de 10% acrescentado a impostos locais e estatais para as vendas, cujas receitas reverterão para a regulação da marijuana e consciencialização de crianças para não consumirem a droga.
O Estado de Washington também está em processo de tornar vigente uma legislação semelhante.