Ainda há uma ou outra vice-presidência por atribuir, o que acontecerá já nas próximas reuniões destes comités
Corpo do artigo
Marta Temido, eurodeputada pelo Partido Socialista, foi eleita para a primeira vice-presidência do subcomité de Direitos Humanos do Parlamento Europeu, que vai ser presidido por Mounir Satouri, dos Verdes franceses.
Ainda há uma ou outra vice-presidência por atribuir, o que acontecerá já nas próximas reuniões destes comités, mas a antiga ministra da saúde é a única – entre os 21 eurodeputados portugueses – a ter funções de vice-presidência destes comités.
O mandato é de dois anos e meio. Os comités ou comissões tratam de propostas legislativas, nomeiam equipas de negociação para conduzir conversações com os ministros da UE, adoptam relatórios, organizam audições e controlam outros órgãos e instituições europeias.
Nenhum eurodeputado dos Patriotas Europeus, onde está o Chega, foi eleito para presidências ou vivce-presidências, ao contrário do que acontece com membros do PPE, Socialistas, liberais, verdes e até da esquerda e dos conservadores e reformistas, onde estão os eurodeputados do partido Irmãos de Itália, da primeira-ministra Georgia Meloni.