O mau tempo está tambéma causar bastantes danos em vários países europeus. Centenas de pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas.
Corpo do artigo
Inundações e deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais em vários países europeus já fizeram três mortos e oito desaparecido, segundo as autoridades. Várias pessoas tiveram também de ser desalojadas, enquanto estradas e caminhos de ferro tiveram de fechados.
O mau tempo está a afetar essencialmente países da Europa central, com a Alemanha, Áustria e República Checa a sentirem as maiores dificuldades.
A situação é particularmente inquietante na República Checa, onde o balanço mais recente dá conta de dois mortos e quarto desaparecidos. O estado de alerta está em vigor em cerca de 50 localidades da Boémia, a parte oeste da República Checa, onde centenas de pessoas tiveram já de ser evacuadas.
Na capital Praga, para onde o exército mobilizou 200 militares, tiveram de ser erguidas barreiras ao longo do rio Moldava, que atravessa a capital checa, para tentar prevenir inundações. Oito estações de metro foram também encerradas e um hospital teve de ser evacuado.
Devido à subida das águas, o jardim zoológico de Praga também começou a ser evacuado.
Na Áustria, uma pessoa perdeu a vida e duas estão desaparecidas devido a um deslizamento de terras perto de Salzburgo, e mais de 300 pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas, segundo as autoridades locais.
A grande parte das províncias ocidentais da Austria foram também colocadas em estado de alerta.
Na Alemanha, as chuvas torrenciais fizeram transbordar cursos de água nas zonas sul e este do país e o exército teve de ser chamado para ajudar em situações de socorro.
A chanceler Angela Merkel já assegurou apoio federal para as populações afetadas.
Na Suíça está em estado de alerta desde sábado devido à subida das águas, em particular junto ao Reno. Este domingo a situação estabilizou mas o risco de deslizamentos de terra devem permanecer por mais uns dias.