Um homem e uma mulher morreram hoje numa zona turística do sul de França, vítimas da queda de árvores provocada pelas violentas tempestades que hoje atingiram a região, e que deixou 21 distritos em alerta.
Corpo do artigo
Um mini-tornado fez um morto, um cidadão francês de 42 anos, e cinco feridos num parque de campismo em Saint-Just-d'Ardèche, onde uma centena de caravanas e tendas foram atingidas pela queda de árvores.
A maior parte das árvores e postes elétricos da região caíram: «Num raio de três a quatro quilómetros as árvores foram completamente arrancadas», disse à agência francesa AFP um comandante da polícia local.
[youtube:kI1HN3S4AGA]
Cerca de 200 campistas devem ser realojados nos salões de festas das localidades mais próximas, adiantaram os bombeiros. Muitos automobilistas ficaram bloqueados nas estradas devido à queda das árvores.
Na outra ponta da riviera Ardèche, uma mulher morreu, também devido à queda de uma árvore, num parque de campismo de Saint-Paulet-de-Caisson.
Os serviços de meteorologia franceses preveem um agravamento das tempestades durante a noite de domingo para segunda-feira no sudeste do país, com precipitação intensa, que podem ser acompanhadas de fortes rajadas de vento e de granizo.
No norte de França, numa região próxima da fronteira com a Bélgica e a Alemanha, doze distritos foram colocados em alerta devido à possibilidade de inundações.
Já hoje a Normandia, na região noroeste do país, foi atingida por granizo e vento forte. No sudoeste de França milhares de casas permanecem sem eletricidade.
A tempestade de hoje no sul do país levou à interrupção do festival de jazz de Saint-Emilion, onde cerca de mil pessoas foram retiradas do local. Também no Festival do Grand Souk uma dezena de pessoas ficaram ligeiramente feridas, consequência da queda de granizo.