A tempestade Joachim, que atinge a Europa, provocou esta sexta-feira a falta de electricidade em mais 300 mil casas em França, enquanto um cargueiro com pavilhão de Malta encalhou na Bretanha.
Corpo do artigo
Ao início da tarde, 319 mil casas estavam sem energia eléctrica em diferentes regiões de França, depois de durante a manhã ter faltado a electricidade em 600 mil.
A tempestade, que começou por atingir a Bretanha na quinta-feira à noite com rajadas de vento de 130 quilómetros por hora, atravessou a França sem fazer feridos graves e chegou à Suíça, onde três pessoas ficaram feridas na sequência do descarrilamento de um comboio.
Ao início da manhã, os bombeiros ainda estavam a ser chamados para resolver problemas causados pela intempérie em várias regiões de França, segundo Florent Hivert, porta-voz da segurança civil.
Um cargueiro com pavilhão de Malta encalhou na costa sul da Bretanha provocando poluição limitada devido a uma fuga nos seus reservatórios. Os 19 tripulantes foram salvos e as autoridades preparam uma operação para esvaziar os tanques de combustível do navio.
A tempestade provocou queda de árvores, corte de estradas e perturbou o tráfego ferroviário, rodoviário e aéreo na quinta-feira à noite e hoje de manhã. Os aeroportos afectados foram os de Brest, Nantes e Rennes, mas não se registaram perturbações nos de Orly e Roissy-Charles-de-Gaulle, na região de Paris.