O membro do Estado Islâmico, que aparece em vários vídeos a decapitar reféns ocidentais é Mohammed Emwazi, um britânico que vivia na zona oeste de Londres. O homem foi identificado por amigos.
Corpo do artigo
A identidade do "jihadista" foi avançada hoje pela BBC e pelo The Washington Post e até agora não foi desmentida pela Scotland Yard. A policia inglesa prefere, no entanto, não comentar o assunto.
Segundo o "The Washington Post", Mohammed Emwazi cresceu no seio de uma família de classe média-alta e licenciou-se em programação informática na universidade. Terá viajado para a Síria em 2012 onde se juntou ao grupo de estrangeiros dos extremistas islâmicos.
O jornal publica uma entrevista a um amigo de Mohamed Emwazi que garante que não tem dúvidas de que é ele o "jihadista John", o homem que em agosto passado apareceu num vídeo a decapitar a primeira de sete vítimas, o jornalista norte-americano James Foley.
Até agora, os serviços secretos ingleses e norte-americanos nunca revelaram a identidade deste homem apesar de até aqui os media ingleses terem avançado que ele era rapper Abdel-Majed Abdel Bary oriundo da mesma zona de Londres.