O avião que transporta um dos dois norte-americanos infetados pelo vírus Ébola na África Ocidental, chegou hoje a base da força aérea na Geórgia, segundo a rede de televisão local WSB TV.
Corpo do artigo
O jato particular transportando o médico Kent Brantly aterrou na base da força aérea de Dobbins, nos arredores de Atlanta, pouco antes das 11:50 (16:50 em Lisboa), de acordo com o canal de televisão.
Brantly será levado para um hospital em Atlanta, especialmente equipado para isolar este tipo de doença, referiu a organização Samaritan's Purse, entidade para qual o médico trabalha.
A segunda doente, Nancy Writebol, será transferida para os Estados Unidos dentro de dias. O presidente da Samaritan's Purse, Bruce Johnson, disse ao canal de televisão CNN que a missionária continua «com um quadro grave, mas estável, está reativa e nós estamos satisfeitos com os seus progressos».
Os dois norte-americanos trabalhavam com doentes infetados pelo Ébola em Monróvia, na Libéria.
Esta é a primeira vez que um infetado com o vírus do Ébola se encontra em solo norte-americano, mas as autoridades dos Estados Unidos acreditam poder proteger a população do risco de transmissão deste agente patogénico extremamente virulento.
Os países afetados pela epidemia de Ébola (Guiné-Conacri, Serra Leoa, Libéria) e os seus vizinhos adotaram medidas excecionais para travar a expansão do vírus, que já matou 729 pessoas e está sem controlo.