"Medidas não resolvem problemas." Agricultores protestam esta quarta-feira em Madrid
A autarquia da capital espanhola já alertou para possíveis cortes de trânsito.
Corpo do artigo
Mais de 500 tratores e cinco mil pessoas vão percorrer esta quarta-feira as ruas de Madrid, desde a Praça da Independência até ao Ministério da Agricultura, segundo as previsões dos organizadores.
O ministro da agricultura reuniu-se com alguns dos principais sindicatos na passada quinta-feira e anunciou várias medidas depois dessa reunião. A União de Uniões, organizadora da manifestação desta quarta-feira, não participou no encontro e Luis Cortés, coordenador da associação, diz que as medidas não são suficientes.
“Tanto os acordos com terceiros países, como o desenvolvimento da normativa da política agrícola comum, como a lei da cadeia alimentar, para evitar as vendas com prejuízo, estas três questões que são fundamentais, que são os pilares básicos da manifestação, estas três são da competência exclusiva do ministro da agricultura. E nenhuma das medidas que anunciou na sexta-feira resolvem os problemas destas três grandes questões”, disse Cortés.
Os manifestantes saíram ontem de diversas partes de Espanha e têm previsto começar o protesto às 10h30 (hora local). A Câmara Municipal de Madrid já alertou para possíveis cortes de trânsito, além do percurso da manifestação, sobretudo nas vias de acesso à capital espanhola.
Há três semanas que os agricultores espanhóis se têm vindo a manifestar um pouco por todo o país. Pedem menos burocracia, preços mais justos e proteção perante a concorrência desleal de outros países.
