Uma trégua entre os palestinianos da Faixa de Gaza e Israel vai ser anunciada hoje ao fim do dia no Cairo, informaram fontes do Hamas e da Jihad Islâmica citadas pela agência France Presse.
Corpo do artigo
«Vai haver hoje à tarde uma conferência de imprensa conjunta do Hamas, da Jihad Islâmica e do intermediário egípcio», disse uma fonte da Jihad Islâmica.
A informação foi confirmada por uma fonte do Hamas, segundo a agência.
Mas uma fonte egípcia próxima das negociações, citada pela France Presse no Cairo, afirmou que «até ao momento não há decisão final».
«O Egito enviou a proposta final e estamos à espera da resposta israelita final. Se houver acordo nisto, significa que estamos perto de um cessar-fogo», disse a fonte.
Fonte israelita disse à agência que as negociações prosseguem.
«Estamos a trabalhar arduamente, através dos canais diplomáticos. Estamos a trabalhar continuamente. Mas não posso dar uma hora» para a conclusão de uma trégua, disse.
Israel suspendeu hoje temporariamente o lançamento de uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza para permitir o desenvolvimento dos esforços diplomáticos em curso, numa altura em que está em Gaza uma delegação de ministros árabes, dirigida pelo secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi.
Em Jerusalém, entretanto, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, assegurou que Israel será "um parceiro de boa vontade" numa eventual trégua com os grupos armados palestinianos da Faixa de Gaza.
«Se uma solução de longo prazo puder ser implementada por meios diplomáticos, Israel será um parceiro de boa vontade», disse Netanyahu numa reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está na região para tentar pôr fim a quase uma semana de conflito.
A operação militar israelita "Pilar Defensivo" foi lançada na quarta-feira em resposta ao lançamento de centenas mísseis da Faixa de Gaza contra território israelita.