Megaoperação internacional de combate ao tráfico de droga leva a detenção de 197 suspeitos
Operação contra "redes criminosas que representam uma séria ameaça para a segurança dos cidadãos em todos os Estados-Membros da UE" contou com a participação da Polícia Judiciária.
Corpo do artigo
A Polícia Judiciária participou, em conjunto com a EUROPOL, numa megaoperação de combate ao tráfico de estupefacientes que culminou com a detenção de 197 suspeitos de pertencerem a organizações criminosas de 34 nacionalidades.
Segundo um comunicado enviado às redações, foram levadas a cabo 29 investigações, financiadas por vários mecanismos de apoio financeiro da UE e por fundos da Europol, que visaram uma série de redes criminosas envolvidas no tráfico de droga, branqueamento de capitais, fraude e corrupção, entre outros crimes.
Entre os detidos contam-se 33 fugitivos e seis membros de alto nível de redes criminosas.
Foram realizadas 114 buscas domiciliárias, que resultaram na apreensão de quase cinco toneladas de cocaína, mais de duas toneladas de canábis, 1,7 toneladas de heroína, 28 armas de fogo, 57 veículos, mais de quatro milhões de euros em dinheiro, propriedades com um valor estimado de cerca de 12 milhões de euros e perto de 10 milhões de euros em contas bancárias congeladas.
Estas "redes criminosas que representam uma séria ameaça para a segurança dos cidadãos em todos os Estados-Membros da UE", aponta a polícia Judiciária em comunicado.
As investigações foram conduzidas pela Polícia Nacional de Espanha em direta colaboração e com o apoio e a participação dos serviços responsáveis pela aplicação da lei da Finlândia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Islândia, Países Baixos, França, Alemanha, Lituânia, Letónia, Estónia, Eslovénia, Bulgária, Polónia, Roménia e Sérvia.