Ahmed Wali Karzai, meio-irmão do presidente afegão foi assassinado, esta terça-feira, na sua casa de Kandahar. Os talibã já reivindicaram esta acção.
Corpo do artigo
Um meio-irmão do presidente afegão foi assassinado, esta terça-feira, na sua casa de Kandahar, confirmaram responsáveis desta região do Afeganistão.
Em declarações à AFP, Zalmay Ayoubi, porta-voz das autoridades provinciais de Kandahar, confirmou a morte de Ahme Wali Karzai, homem-forte do sul do país.
Também ouvido pela AFP, um porta-voz dos talibã classificou o assassínio do meio-irmão de Hamid Karzai como «um dos grandes sucessos dos talibã desde o reinício da sua ofensiva na Primavera.
Um membro dos serviços secretos afegãos, também citado por esta agência francesa, explicou que Ahmed Wali Karzai foi assassinado por um velho amigo já no interior da sua residência de Kandahar.
«Sardar [Mohammad] e Ahmed Wali estavam sós no sala quando ele sacou da sua pistola e abateu Ahmed Wali Karzai. Os guarda-costas precipitaram-se na sala e abateram Sardar», explicou este membro da secreta afegã, a coberto do anonimato.
Este foi um grande revés para o presidente afegão que assim perdeu um grande aliado no sul do país, uma zona instável e estratégica onde as forças da NATO continuam em luta contra os talibã.