Menor qualidade do ar e céu nublado. Poeiras do Saara atingem pico nos Balcãs, Bulgária, Chipre e Grécia
O pico deverá ser atingido esta quinta e sexta-feira. Este é um fenómeno que tem sido cada vez mais frequente
Corpo do artigo
Um novo episódio de poeiras do Saara vai atingir o pico, esta quinta e sexta-feira, nos Balcãs, Bulgária, Chipre e Grécia. Segundo as previsões do Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copernicus, haverá, durante estes dois dias, um aumento da concentração de partículas grossas (PM10) ao nível do solo no sudeste da Europa e noutras partes do Mediterrâneo Oriental.
As poeiras fazem sentir-se nesta região desde segunda-feira, mas a situação será agravada nestes dois dias, com valores superiores ao limiar de exposição média de 50 µg/m3, estabelecido pela União Europeia, o que indica uma diminuição significativa da qualidade do ar nestes países, assim como a possibilidade de céu nublado nas regiões afetadas.
"Com os valores mais elevados a ocorrerem muito provavelmente a 13 de junho, as previsões CAMS de PM10 máximas diárias deverão atingir concentrações mesmo superiores a 100 µg/m3, indicando uma qualidade do ar muito má com base no Índice de Qualidade do Ar da Agência Europeia do Ambiente, em algumas partes destes países", explica o Copernicus em comunicado.
Não é um fenómeno invulgar, mas tem sido cada vez mais frequente. Este é o terceiro episódio de poeiras que ocorre este mês. O primeiro afetou a mesma região e o segundo atravessou o noroeste de África, atingindo a Península Ibérica, o sul de França e o norte de Itália.