A chanceler alemã defendeu que o diálogo deve continuar, mas assegurou que é preciso impor limites e sanções à Rússia. Entretanto, Sergei Lavrov e John Kerry voltaram a falar.
Corpo do artigo
A chanceler alemã considerou que já se pode falar numa anexação da Crimeia, tendo em conta o comportamento da Rússia face a esta república autónoma ucraniana.
De acordo com a AFP, Angela Merkel entende que é preciso reforçar o diálogo, mas garantiu que é preciso impor limites e sanções a Moscovo.
Estas declarações feitas por Merkel numa reunião com os conservadores da CDU acontecram num dia em que o secretário de Estado norte-americano e o ministro russo dos Negócios Estrangeiros voltaram a falar ao telefone.
Através de um porta-voz, John Kerry revelou que os esforços e propostas que a Rússia está a fazer para pôr fim à crise na Ucrânia estão a ser manifestamente insuficientes.
Por seu lado, Sergei Lavrov sublinhou que qualquer solução para a Ucrânia deve salvaguardar os interesses da população e respeitar o futuro dos que vivem na Crimeia.
Entretanto, o enviado da ONU, que já visitou as cidades ucranianas de Kiev e Kharkiv, disse que não se vai deslocar à Crimeia, por causa de motivos logísticos e de segurança.