A chanceler alemã, Angela Merkel, e o novo presidente francês, François Hollande, querem que a Grécia permaneça na Zona Euro.
Corpo do artigo
Merkel e Hollande, que tiveram hoje o seu primeiro encontro em Berlim, poucas horas depois da tomada de posse do novo chefe de Estado francês, afirmaram também estar cientes das suas responsabilidades europeias.
«Queremos que a Grécia permaneça na Zona Euro», afirmou Merkel na conferência de imprensa conjunta, com Hollande a reforçar: «Desejo, como a senhora Merkel que a Grécia continue na Zona Euro».
Merkel, que falava aos jornalistas após um encontro de cerca de uma hora com Hollande acrescentou que está preparada para fazer tudo o que puder para ajudar a Grécia.
«A maioria dos gregos querem continuar na Zona Euro», destacou a chanceler alemã, deixando claro que a França e a Alemanha estão cientes das suas responsabilidades na Europa.
No encontro com jornalistas, Hollande referiu que pretende «uma relação (com a Alemanha) equilibrada e respeitadora" das sensibilidades políticas de cada um e disse que colocará "tudo em cima da mesa» nas discussões a nível da União Europeia.
«Estou pronto a por tudo em cima da mesa no Conselho Europeu (em 23 de maio), incluindo os títulos europeus de dívida», disse o novo Presidente francês.