
Reuters
Os líderes da Alemanha e de Espanha pedem a Bruxelas que faça uma lista de países considerados seguros para a atribuição de asilo a quem faça o pedido.
Corpo do artigo
Ângela Merkel e Mariano Rajoy querem que Bruxelas apresente propostas para ajudar a resolver a crise dos migrantes.
Durante uma conferência de imprensa em Berlim, a chanceler alemã e o primeiro ministro espanhol destacaram a necessidade de ser feita uma lista de países considerados seguros para a atribuição de asilo a quem faça o pedido.
Os dois políticos consideram importante que a Comissão Europeia identifique estes países seguros mas que ajude também Europa a caminhar para uma harmonização na legislação
A chanceler alemã considerou, por seu lado, que a Europa deve acolher e alojar todos os que tenham um historial de perseguição nos países em guerra e insistiu ainda na necessidade de serem criados centros de registo destas pessoas.
A grande maioria dos migrantes e refugiados em marcha em direção à Europa é proveniente da Síria, um país em guerra há quatro anos. A TSF falou com um sírio, refugiado na Turquia, que não pensa vira a fazer parte da vaga de migrante em direção à Europa Ocidental.
Entrevistado pela TSF, Majad Rdwan diz que ainda tem esperança de uma vida melhor no país de origem.