A chanceler alemã, Angela Merkel, e o papa Bento XVI falaram hoje sobre os mercados financeiros e a crise na Europa, disse a chefe do governo germânico.
Corpo do artigo
«Falei com o papa sobre os mercados financeiros e sobre o facto de a política dever ter a força suficiente para determinar a vida das pessoas, e não dever ser impelida pelos referidos mercados», disse a dirigente democrata-cristã aos jornalistas.
«A Europa é um tema que interessa muito ao papa», disse também Merkel, acrescentando que garantiu a Bento XVI que a integração europeia «é indispensável» para a Alemanha.
À tarde, Bento XVI tornar-se-á o primeiro papa a falar no parlamento federal (Bundestag), discurso aguardado com muita expetativa, e que deverá ser um dos pontos altos da visita de Estado de quatro dias ao país natal.
Entretanto, registou-se um primeiro incidente à margem da visita, quando um morador de um prédio próximo da sede da conferência episcopal colocou à janela um cartaz com a inscrição «Ratzi rua» (no original em inglês «Ratzi fuck off»).
Vários polícias entraram no prédio e o cartaz foi retirado.