Apesar de terem uma notoriedade semelhante, a chanceler alemã recolhe 50 por cento de opiniões positivas contra apenas 33 por cento de Nicolas Sarkozy.
Corpo do artigo
A chanceler alemã Angela Merkel é a líder mais apreciada pelos europeus com 50 por cento de opiniões positivas, de acordo com uma sondagem realizada em cinco países europeus a 4217 pessoas com mais de 15 anos pelo Instituto BVA para o jornal francês 20 Minutes.
Este estudo realizado na Alemanha, Espanha, Itália, França e Reino Unido entre 20 e 29 de Fevereiro através da Internet revela que o nível de notoriedade de Merkel e do presidente francês Nicolas Sarkozy é semelhante com mais 90 por cento, contudo, o líder gaulês reúne apenas 33 por cento de opiniões favoráveis.
O primeiro-ministro britânico David Cameron tem uma notoriedade de 88 por cento, tendo o líder do governo do Reino Unido 44 por cento de opiniões favoráveis e a mesma percentagem de opiniões desfavoráveis.
Por seu lado, o primeiro-ministro italiano Mario Monti é conhecido por 74 por cento dos inquiridos, com 36 por cento a terem opiniões positivas e outros tantos a terem opiniões desfavoráveis do líder italiano.
O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, é o menos conhecido dos líderes europeus dos países onde foi feito estudo, com uma notoriedade de 63 por cento, tendo 27 por cento de opiniões favoráveis e 34 por cento de opiniões desfavoráveis.