A chanceler alemã disse hoje em Londres que a Grécia tem respeitado os compromissos financeiros que assumiu com os parceiros europeus e que espera que assim continue a acontecer.
Corpo do artigo
Angela Merkl contrariou assim a notícia avançada recentemente pela revista "Der Spiegel" que dizia que o governo alemão admitiria sem particular preocupação o cenário de o estado grego abandonar a moeda única.
Hoje Merkl disse: «Quero dizer às pessoas e aos mercados financeiros que eu e o governo alemão tivemos sempre como objetivo a permanência da Grécia na zona euro. Nesse sentido, perseguimos e participamos sempre nos compromissos assumidos entre a Grécia, a troika e os estados membros».
A chefe do governo de Berlim acrescentou: «A Grécia foi na verdade obrigada a muitos sacrifícios. Para muita gente na Grécia estes tem sido anos muito difíceis. Temos ainda um longo caminho a percorrer».
Depois, a chanceler fez questão de sublinhar um compromisso: «Não tenho qualquer tipo de dúvida de que seremos capazes de concluir esta tarefa com sucesso, nunca perdendo de vista que, por um lado, os gregos tem de fazer a parte deles e, por outro, que nós temos de demonstrar solidariedade».