Meteorito ou avião? Estrondo "sentido por todos" na Toscana e Córsega causa mistério
Os responsáveis pela comuna de Campo nell'Elba afirmaram na página de Facebook que foi "captado um evento sísmico e acústico sentido por todos" durante a tarde
Corpo do artigo
Um estrondo ouvido esta quinta-feira na Toscana, em Itália, e na ilha francesa de Córsega assustou turistas e habitantes locais que, inicialmente, pensaram tratar-se de um terramoto. No entanto, segundo os especialistas citados pela AFP, pode tratar-se de um meteorito ou até avião.
Os responsáveis pela comuna de Campo nell'Elba, na ilha turística italiana de Elba, afirmaram na página de Facebook que foi "captado um evento sísmico e acústico sentido por todos" durante a tarde.
Já o presidente do governo regional da Toscana, Eugenio Giani, começou por dizer que se tratava de um terramoto, mas voltou atrás depois de o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) ter excluído essa hipótese.
"O tipo de evento que causou o tremor, sentido por muitos como um terramoto em toda a costa da Toscana e em algumas zonas do interior, não está atualmente confirmado", escreveu depois Giani nas redes sociais.
O Instituto de Geofísica da região e a Universidade de Florença afirmaram, numa declaração conjunta, que o que quer que tenha causado o estrondo estava a viajar a 400 milhas por segundo.
"Um meteorito a entrar na atmosfera parece ser o mais provável e está de acordo com os dados registados", explicaram as duas instituições num comunicado partilhado.
O jornal italiano Corriere della Sera citou uma fonte da proteção civil italiana que diz que, se fosse um sismo ou meteorito, "o impacto teria sido registado por sismógrafos".
"A hipótese mais provável continua a ser a de um avião", defende.