Governo mexicano decidiu mobilizar esforços para garantir proteção consular aos jovens mexicanos que sejam afetados pela decisão.
Corpo do artigo
O Governo do México lamentou hoje profundamente a decisão do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, de eliminar o plano de imigração conhecido como DACA e anunciou uma série de medidas para receber "de braços abertos" os milhares de jovens afetados por essa medida.
Em comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) destacou que promoverá ativamente, antes dos poderes executivo e legislativo dos EUA, uma solução imediata para a incerteza jurídica que enfrentam, a partir de agora, os beneficiários do DACA, conhecidos como "dreamers" (sonhadores).
"É, sem dúvida, a responsabilidade exclusiva dos cidadãos e instituições dos EUA determinar a sua política de imigração mas, na situação atual, o Governo mexicano tem um imperativo moral de agir", acrescenta a nota.
"O México receberá com os braços abertos os jovens 'sonhadores' que regressarem" ao país, lê-se no comunicado, que detalha ações específicas para "oferecer (aos jovens) o maior apoio, aproveitar os seus talentos e capacidades e integrá-los plenamente na sociedade e economia nacional".
O Governo de Trump anunciou hoje a sua decisão de acabar com o programa 'Deferred Action for Childhood Arrivals' (DACA) e deu ao Congresso um prazo de seis meses para encontrar uma alternativa, momento em que a suspensão se tornará efetiva.
O fim deste programa deverá afetar centenas de portugueses, segundo fontes da comunidade, embora as autoridades não divulguem dados sobre a nacionalidade dos que agora são afetados pela medida.