Michel Barnier: "O Brexit não pode empurrar a Europa para fora da revolução digital"
O negociador-chefe da Comissão para o Brexit, Michel Barnier, disse esta terça-feira em Lisboa, no palco da Web Summit que o Reino Unido não pode mexer nas trocas comerciais com a União Europeia.
Corpo do artigo
Michel Barnier pede ao Reino Unido condições para o Brexit que não prejudiquem as empresas europeia: "a União Europeia vai insistir em zero tarifas, zero quotas e zero dumping".
Um Brexit sem mexer nas tarifas alfandegárias e sem dumping britânico aos produtos feitos na Europa mas um Brexit que possa ser inclusivo para o Reino Unido para que a Europa não perca o comboio da Revolução Digital.
Londres "pode continuar a participar e a contribuir em programas da União Europeia que estão abertos a determinados países e que estão relacionados com a ciência e cooperação, inovação, o programa Erasmus e a cooperação entre universidades", defende Barnier.
O negociador-chefe da Comissão Europeia para o Brexit reforça mais uma vez que o primeiro objetivo da Europa nestas negociações é "manter a paz na ilha da Irlanda" e "proteger o mercado único".
Assim, "o Brexit não é apenas um acordo de divórcio". O Brexit "é uma nova parceira entre duas partes e que beneficie as empresas e os cidadãos que trabalhem no e com o Reino Unido". Michel Barnier dá ainda o exemplo da proteção de dados dos cidadãos europeus no mercado britânico.