As provas estão em documentos revelados na quinta-feira pelo jornal The Guardian, facultados por Edward Snowden .
Corpo do artigo
Quando se soube do programa de espionagem eletrónica dos Estados Unidos, as grandes empresas de Silicon Valley apressaram-se a garantir que só tinham colaborado quando tal lhes foi imposto pela justiça.
Agora, os documentos divulgados pelo The Guardian mostram que a Microsoft tem colaborado ativamente com a Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana.
De acordo com os documentos, a empresa ajudou a NSA permitindo-lhe interceptar comunicações no portal Outlook e ter acesso a emails do outlook, incluindo o hotmail, antes de estes serem encriptados
A empresa criada por Bill Gates trabalhou também, este ano, com o FBI para permitir à agência de segurança o acesso ao serviço Skydrive que tem hoje mais de 250 milhões de utilizadores.
Também o Skype,comprado pela Microsoft em 2011, tem trabalhado com várias agências para lhes permitir o acesso ao áudio e vídeo de conversas.
Se para os cidadãos norte-americanos é necessário um mandato para ter acesso a todos estes dados, para os estrangeiros tudo é feito só por suspeita.