Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, é o atual primeiro vice-presidente de Cuba.
Corpo do artigo
Miguel Díaz-Canel é o nome proposto para substituir Raúl Castro na liderança cubana. Será votado ainda esta quarta-feira durante a sessão para a constituição do novo parlamento.
Nesta sessão, uma comissão integrada pelos 605 deputados elaborará e submeterá à votação da recentemente renovada assembleia uma proposta que inclui o Presidente, primeiro vice-presidente, cinco vice-presidentes e 23 membros do Conselho de Estado, o órgão máximo de Cuba.
Raul Castro, de 86 anos, deixará de ser Presidente de Cuba, em cumprimento da limitação de mandatos a um máximo de 10 anos decretada por ele mesmo.
Se Miguel Díaz-Canel assumir o poder esta será a primeira vez que o chefe de Estado cubano não tem apelido Castro em 60 anos, primeiro com Fidel de 1976 a 2008 (o líder da revolução esteve como primeiro-ministro de 1959 a 1976), depois com Raul até ao presente.
Apesar de deixar o poder, Raúl Castro continuará como secretário-geral do Partido Comunista de Cuba até ao próximo congresso, previsto para 2021.