Milhares de manifestantes desfilaram hoje até à Puerta del Sol, no centro de Madrid, um ano após o nascimento do movimento dos indignados que festeja o seu aniversário retomando simbolicamente posse da praça espanhola onde acampou.
Corpo do artigo
Sob os "slogans" "Ocupa a rua" e "Não somos mercadorias nas mãos dos políticos e dos banqueiros", os manifestantes chegaram em seis colunas, de diferentes bairros da capital espanhola, até à praça onde nasceu o movimento 15M, com o acampamento iniciado a 15 de maio de 2011.
Pretendem realizar uma "assembleia permanente" durante quatro horas, desafiando a proibição oficial, segundo a qual as manifestações devem terminar antes das 22h00.
No último ano o desemprego continuou a aumentar em Espanha, atingindo atualmente um quarto dos ativos, e o novo governo de direito está a realizar uma política de austeridade sem precedente.
No quadro da ação "Primavera Global", que os Indignados organizam de hoje e até terça-feira, milhares de pessoas manifestaram-se hoje também em Lisboa, Londres e Barcelona contra a crise, o desemprego e as medidas de austeridade.
Os protestos estavam previstos para mais de 250 cidades em todo o mundo.