Milhares de pessoas afectadas pelo conflito entre Rússia e Geórgia precisam ajuda «em grande escala»
O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou, esta quarta-feira, que «dezenas de milhares de pessoas» afectadas pelo conflito entre a Rússia e a Geórgia estão a precisar «de ajuda humanitária em grande escala».
Corpo do artigo
Em comunicado, a CICV refere que «dezenas de milhares de pessoas estão a precisar de ajuda urgente nas regiões afectadas pelo conflito armado entre as tropas georgianas, russas e da Ossétia do Sul».
«As informações recolhidas na província separatista georgiana da Ossétia do Sul relatam sofrimento humano e a destruição de infra-estruturas em larga escala», de acordo com a organização, que solicitou um novo acesso, sem restrições, à Ossétia do Sul para prestar assistência às populações.
«Constatámos a existência de necessidades básicas como alimentação, água e produtos de higiene em centros de acolhimento (de deslocados) dentro e à volta de Tbilissi e em Zougdidi, na parte ocidental da Geórgia», disse Dominique Liengme, chefe da delegação do CICV na Geórgia.
Na Ossétia do Norte (Rússia), onde os refugiados da Ossétia do Sul são, pelo menos, 12.000 mil, segundo o CICV, as populações deslocadas têm «uma necessidade desesperada de água e de ajuda básica».
Nos últimos dias, o CICV forneceu o hospital de Vladikavkaz (Ossétia do Norte) com alguns kits de intervenção para o tratamento de quase um milhar de feridos e uma ponte aérea foi estabelecida entre Tbilissi e o centro logístico da organização situado em Amã (Jordânia).
Depois de uma primeira remessa de 35 toneladas de ajuda material, incluindo equipamentos de higiene e cobertores, os aviões fretados pela organização deverão entregar arroz e outros alimentos.