Protestos em Sevilha, Granada e Málaga contra as políticas do Vox, o partido que conseguiu eleger 12 deputados regionais.
Corpo do artigo
Milhares de pessoas manifestaram-se esta segunda-feira em várias cidades da Andaluzia, no rescaldo das eleições regionais, onde um dos grandes vencedores da noite foi o partido de extrema-direita Vox.
Una multitud de personas se concentra frente al Parlamento andaluz en Sevilla para protestar contra Vox https://t.co/7AydcYccUt pic.twitter.com/1QIN9km3Jt
- Europa Press (@europapress) 3 de dezembro de 2018
Os protestos tiveram lugar em Sevilha, Granada e Málaga e visam as políticas fascistas e xenófobas do partido que conseguiu eleger 12 deputados regionais.
Um vídeo divulgado antes das eleições, com o título "Andaluzia pela Espanha", que se tornou viral na internet, mostra o líder do Vox, Santiago de Abascal, a cavalgar com um grupo de outros membros do partido, numa referência à "Reconquista" espanhola nos séculos XIII-XV dos territórios muçulmanos, que agora seria feita a partir desta região para o norte.
A propaganda resultou e o Vox conseguiu conquistar 12 lugares no parlamento regional da Andaluzia, algo que não acontecia em Espanha há 36 anos.
19:40 horas #Manifestación pic.twitter.com/6S3MrYCfkW
- Policía Local de Granada (@Policia_Granada) 3 de dezembro de 2018
O PSOE foi o partido mais votado no sufrágio mas com os piores resultados da sua história. De resto, os partidos tradicionais foram os grandes derrotados destas eleições, perdendo todos vários lugares.