19 mineiros foram resgatados com vida e bem de saúde de uma mina no sudoeste da Polónia, depois de terem ficado soterrados a 600 metros de profundidade, após um sismo.
Corpo do artigo
O número de mineiros soterrados era incerto, algumas fontes referiam 17, outras 18 ou 19. A Reuters avança esta manhã que afinal foram resgatados 19 mineiros.
Ontem, um sismo de magnitude 4,7 abalou o sudoeste da Polónia, causando o colapso do túnel de uma mina de cobre.
Foram necessárias sete horas para remover os escombros para chegar até ao local onde estavam os mineiros.
Dois mineiros tinham ferimentos ligeiros, enquanto os outros foram diretamente levados para as suas casas. As famílias, que se tinham reunido junta à mina Rrudna, aplaudiram quando souberam que os 19 mineiros tinham sido descobertos com vida.
«Este foi o maior acidente na história da KGHM» (empresa mineira que opera esta mina e o segundo maior produtor de cobre da Europa), disse o chefe executivo Herbert Wirth à Reuters.
A mina de Rudna, que está em atividade desde 1974, localiza-se na região da Silésia, na fronteira com a Alemanha e a República Checa.
O sismo foi sentido nas localidades de Glogow e de Polkowice, perto da mina. A Polónia tem várias minas, muitas delas na região da Silésia, que é rica em recursos minerais e naturais.