Ministra do Interior britânica demitida após declarações polémicas sobre manifestação pró-Palestina
Suella Braverman foi afastada pelo primeiro-ministro Rishi Sunak.
Corpo do artigo
A ministra do Interior do Reino Unido, Suella Braverman, foi demitida esta segunda-feira pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, na sequência de várias declarações polémicas, avança a BBC.
No caso mais recente, Suella Braverman, acusou a polícia de "favoritismo" por permitir a realização de uma manifestação pró-Palestina em Londres para apelar ao cessar-fogo na Faixa de Gaza, que descreveu como "bando de pró-palestinianos" e "manifestantes pelo ódio".
O protesto motivou uma contramanifestação de apoiantes de extrema-direita que terminou em confrontos violentos com a polícia e 126 detidos.
"Os manifestantes de direita e nacionalistas que cometem agressões são, com razão, alvo de uma resposta dura, mas as multidões pró-palestinianas com comportamentos quase idênticos são largamente ignoradas, mesmo quando violam claramente a lei", escreveu Suella Braverman num artigo publicado na sexta-feira no jornal The Times.
O presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, responsabilizou a ministra do Interior pela contramanifestação violenta.
"As cenas de desordem a que assistimos por parte da extrema-direita no Cenotáfio são um resultado direto das palavras da ministra do Interior. O trabalho da polícia tornou-se muito mais difícil", escreveu na rede social X (antigo Twitter).
Noutro caso polémico, Suella Braverman considerou que viver sem abrigo pode ser uma "escolha de estilo de vida".
Depois da notícia que deu conta da demissão, Braverman afirmou que "foi o maior privilégio" da servir como ministra do Interior, acrescentando que terá "mais a dizer na devida altura".
Ainda segundo a BBC, Rishi Sunak vai falar ainda esta terça-feira sobre a demissão da ministra do Interior, que poderá desencadear uma remodelação no executivo britânico.
Na rede social X, o partido Conservador diz que o primeiro-ministro se prepara para "fortalecer a sua equipa no Governo para tomar decisões de longo prazo para um futuro melhor".
HERE WE GO
- Conservatives (@Conservatives) November 13, 2023
Today @RishiSunak strengthens his team in Government to deliver long-term decisions for a brighter future.
Stay tuned for the latest. pic.twitter.com/ianN6edyDU
Esta é a segunda vez que Suella Braverman deixa um cargo no governo britânico. Em 2022, também era ministra do Interior do governo de Liz Truss, mas apresentou a demissão depois de ter sido acusada de quebrar as regras de segurança do governo britânico por ter partilhado informação de segurança através de um telemóvel privado.