Yoshihiko Noda foi eleito como líder do Partido Democrata do Japão e deverá ser nomeado primeiro-ministro nipónico na terça-feira, na sequência da demissão de Naoto Kan.
Corpo do artigo
O ministro japonês das Finanças foi eleito, esta segunda-feira, como líder do Partido Democrata do Japão, devendo assim tornar-se no sexto primeiro-ministro nipónico em cinco anos, ao suceder a Naoto Kan, que se demitiu na sexta-feira.
Yoshihiko Noda, que deverá ser nomeado como primeiro-ministro na terça-feira pelo parlamento japonês, venceu as eleições para líder do seu partido à segunda volta, depois de ter batido o ministro da Economia, Comércio e Indústria.
Dos 392 votos expressos, Noda, de 54 anos, garantiu 215 sufrágios, incluindo os dois três candidatos que se tinham ficado pela primeira volta, contra 177 recolhidos por Banri Kaieda, de 62 anos.
«Para resolver o problema de Fukushima, reconstruir a região devastada, lutar contra o iene caro e a deflação, toda a gente tem de avançar no mesmo sentido», afirmou o novo líder do Partido Democrata do Japão, numa referência ao sismo e tsunami que afectou o Japão a 11 de Março.