O ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, foi hoje proclamado como o novo líder dos socialistas gregos, sucedendo ao ex-primeiro ministro, George Papandreou.
Corpo do artigo
O Movimento Socialista Pan-Helénico (PASOK) confirmou a antecipada liderança de Venizelos, 55 anos, que era o único candidato ao lugar depois da desistência de dois adversários internos.
Evangelos Venizelos e o primeiro-ministro tecnocrata Lucas Papademos são os principais arquitetos da complexa reestruturação da dívida grega.
«Estou consciente dos erros que temos cometido. Sei o quanto as pessoas estão zangadas», reconheceu Venizelos ao proclamar um triunfo - ainda não anunciado oficialmente pelo partido - que, prometeu, marca o «nascimento de uma nova esperança».
Venizelos deve apresentar esta segunda-feira a sua renúncia ao cargo de ministro das Finanças para se concentrar na campanha para as legislativas na Grécia previstas para abril ou maio, em relação às quais as sondagens preveem o descalabro eleitoral do PASOK.
«Assumo a responsabilidade de liderar um esforço coletivo sem deixar ninguém de fora», prometeu o substituto do ex-primeiro-ministro Yorgos Papandreu à frente dos socialistas gregos.