É a primeira vez que os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia se reúnem informalmente num país terceiro.
Corpo do artigo
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia estão, esta segunda-feira, reunidos em Kiev, na Ucrânia, numa demonstração de apoio ao país. O ministro português, João Gomes Cravinho, também está no local, confirmou a TSF. Já em declarações aos jornalistas, Cravinho revelou que estão representados no encontro todos os 27 países da União Europeia.
"Vamos discutir o reforço do apoio militar, financeiro e das sanções e, sobretudo, vamos manifestar a nossa solidariedade em relação à Ucrânia no seu processo de integração na União Europeia", afirmou João Gomes Cravinho aos jornalistas.
Com esta visita, Portugal pretende deixar um sinal "forte" de compromisso com a Ucrânia.
"Portugal vem cinco semanas depois da visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Haverá também a oportunidade do meu lado para uma conversa bilateral com o vice-primeiro-ministro da Ucrânia sobre relações Portugal-Ucrânia e como podemos trabalhar melhor juntos para reforçar o apoio de Portugal. O sinal que se dá é de forte solidariedade da União Europeia e de Portugal", acrescentou o ministro português.
É a primeira vez que os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia se reúnem informalmente num país terceiro. Já em fevereiro tinha acontecido um encontro simbólico, com os dirigentes da UE a aterrar em Kiev para a cimeira UE-Ucrânia.
"Estamos a convocar uma reunião histórica dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE aqui na Ucrânia, país candidato e futuro membro da UE. Estamos aqui para expressar a nossa solidariedade e apoio ao povo ucraniano", escreveu Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, na rede social X (ex-Twitter).
1708729317369242053
A reunião procura reforçar o apoio da Europa à Ucrânia num momento de divergências manifestadas por alguns Estados membros do bloco europeu devido à exportação de cereais ucranianos, especialmente a Polónia.
Notícia atualizada às 8h58