A Presidência irlandesa da União Europeia (UE) anunciou hoje a realização, na quarta-feira, de uma reunião ministerial por causa do caso da substituição da carne de vaca pela de cavalo em refeições ultracongeladas.
Corpo do artigo
«Os ministros vão discutir com a Comissão Europeia (...) todas as medidas necessárias para tratar a questão de maneira completa», indicou em comunicado a Irlanda, que assegura no primeiro semestre a Presidência rotativa da UE.
Ao início da tarde, o ministro francês da Agricultura, Stéphane Le Foll, anunciara «ter combinado com o ministro britânico uma reunião, ao nível europeu, antes do fim de semana, sobre esta questão».
Durante a tarde, o ministro irlandês da Agricultura, Simon Coveney, anunciou a convocação de uma reunião em Bruxelas, na quarta-feira, com o comissário que tem o pelouro da Saúde e Proteção dos Consumidores, Tonio Borg, bem como os «ministros europeus competentes» sobre estas questões.
Os participantes «vão examinar as principais implicações, ao nível europeu, das recentes revelações relativas à presença de carne de cavalo em produtos de carne de vaca», disse, sem detalhar medidas.
Le Foll garantiu hoje que a França ia «pressionar» para conseguir uma melhor etiquetagem dos produtos ao nível europeu. Pela sua parte, o Governo francês anunciou o «reforço imediato» dos controlos sobre a fileira carne e pesca.
O ministro irlandês acrescentou que o escândalo dos ultracongelados com carne de cavalo, mas rotulados como tendo carne de vaca, ia ser inscrito na ordem de trabalhos do próximo conselho de ministros europeus da Agricultura, previsto para 25 de fevereiro, em Bruxelas.