Hassan Rohani, que venceu as presidenciais de sexta-feira com quase 51 por cento dos votos, considerou que o seu triunfo significa a vitória da inteligência, moderação e progresso sobre o extremismo.
Corpo do artigo
O moderado Hassan Rohani foi eleito presidente do Irão, sucedendo assim a Mahmud Ahmadinejad, após ter conseguido quase 51 por cento dos votos nas eleições de sexta-feira.
Após a confirmação de que tinha ganho este ato eleitoral, Rohani considerou que o seu triunfo significa a «vitória da inteligência, moderação e progresso sobre o extremismo».
Hassan Rohani, de 61 anos, é um líder religioso moderado e prometeu durante a campanha eleitoral uma carta de direitos cívicos, a recuperação da economia e o melhoramento das relações diplomáticas e económicas com o Ocidente.
Entretanto, a Casa Branca já se mostrou disponível para dialogar com o novo governo iraniano para que se seja possível encontrar uma solução diplomática para o programa nuclear de Teerão.
Por seu lado, Israel desvalorizou o papel do novo presidente iraniano, que obteve 19 milhões de votos e que assim não precisará de uma segunda volta para garantir a sucessão a Mahmud Ahmadinejad.