O engenheiro de 38 anos é tido como um moderado dentro das fações islamitas que tomaram o poder na Síria
Corpo do artigo
Mohammed al-Bashir vai ser o líder do governo de transição na Síria, depois da queda do regime de Bashar al-Assad no fim de semana.
A informação é avançada por meios de comunicação da Síria e de outros países árabes, mas ainda carece de confirmação oficial. Al-Bashir é considerado uma figura importante para o grupo que levou a cabo a ofensiva que derrubou o regime de Bashar al-Assad.
É tido como um moderado dentro das fações islamitas que tomaram o poder na Síria. Mohamed al-Bashir, engenheiro de 38 anos, tem experiência governativa. Desde o início deste ano era primeiro-ministro do autoproclamado Governo de Salvação Sírio. Antes, foi ministro no mesmo governo com duas pastas: a do desenvolvimento e a dos assuntos humanitários.
Como chefe do executivo sediado em Idlib, al-Bashir reduziu as taxas imobiliárias, os regulamentos de planeamento urbano foram flexibilizados e começaram as consultas para expandir o plano de loteamento da cidade de Idlib.
O currículo de Mohammed al-Bashir mostra ainda que em 2021 licenciou-se, na universidade de Idlib, em direito com uma especialização em Sharia, a lei dos fundamentalistas islâmicos. O mesmo documento conta ainda que há três anos, na sequência da revolta síria contra o presidente agora deposto,
Al-Bashir abandonou o trabalho na empresa estatal, para se juntar aos rebeldes no campo militar.
O líder dos rebeldes sírios, Abu Mohammed al-Jolani, discutiu esta segunda-feira com o ex-primeiro-ministro Mohammed al-Jalali uma "coordenação da transição de poder", anunciou o movimento que derrubou o Presidente Bashar al-Assad.
Al-Jolani - que passou a usar o seu verdadeiro nome, Ahmad al-Chareh - conversou com al-Jalali "para coordenar uma transição de poder garantindo a prestação de serviços" à população síria, afirmaram os rebeldes, num comunicado acompanhado de um breve vídeo da conversa.
Também esteve presente no encontro o primeiro-ministro que lidera o "Governo de Salvação" do bastião rebelde, no noroeste da Síria.