
Aristides Pereira
Direitos Reservados
Este político cabo-verdiano, figura histórica dos movimentos de libertação africanos, estava internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra desde Agosto.
Corpo do artigo
O primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, morreu, esta quinta-feira de manhã, aos 87 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Este político cabo-verdiano estava internado neste estabelecimento hospitalar desde o início de Agosto, altura em que tinha sido operado a uma fractura no colo do fémur após uma queda na sua casa de Cabo Verde.
Aristides Pereira foi uma figura histórica dos movimentos de libertação africanos, tendo fundador do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), ao lado de Amílcar Cabral.
Este político começou a sua carreira como telegrafista na Guiné-Bissau, tendo chegado a chefe dos serviços de telecomunicações.
Aos 20 anos, envolveu-se na luta pela independência de Cabo Verde, tendo participado em protestos e organizado greves.
Depois da independência, Aristides Maria Pereira foi Presidente da República durante 16 anos até 1991, altura em que foi derrotado por Mascarenhas Monteiro.