
Francisco Xavier do Amaral
Reuters
Francisco Xavier do Amaral, um dos fundadores da Associação Social-Democrata Timorense, era candidato às eleições presidenciais timorenses, que se realizam a 17 de Março.
Corpo do artigo
O candidato presidencial timorense Francisco Xavier do Amaral morreu, esta terça-feira, no Hospital de Dili, devido a complicações de saúde, indicou fonte familiar à agência Lusa.
Este fundador da Associação Social-Democrata Timorense (ASDT) era candidato às eleições presidenciais em Timor-Leste, que se disputam a 17 de Março.
Xavier do Amaral foi empossado como presidente de Timor-Leste a 28 de Novembro de 1975, quando a Fretilin proclamou a independência do país, uma semana antes da invasão indonésia.
Em 2011, para as primeiras legislativas no país, Xavier do Amaral, que foi expulso da Fretilin em 1975 para mais tarde ser "reabilitado" fez renascer a ASDT, que conquistou seis mandatos.
Este foi o segundo elemento do Conselho de Estado timorense que morreu no espaço de menos de um mês, depois de João Carrascalão ter falecido em Fevereiro.