Tinha 89 anos
Corpo do artigo
Hermeto Pascoal, um dos nomes mais prestigiados do jazz brasileiro, morreu este sábado aos 89 anos. A notícia é avançada nas redes sociais do artista, numa publicação onde se pode ler que "a sua passagem para o plano espiritual" se fez "com serenidade e amor", "cercado pela família e por companheiros de música". As causas da morte não são, para já, reveladas.
"Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva", refere a mesma nota.
A agenda do compositor brasileiro passava pelos palcos portugueses, ao longo do próximo trimestre, nomeadamente da Culturgest, em Lisboa, da Braga'25 - Capital Portuguesa da Cultura, e do Teatro Viriato, em Viseu. Os concertos centravam-se no último disco de inéditos do músico, Pra você, Ilza, editado no ano passado, numa homenagem à sua companheira durante mais de 50 anos, que morreu em 2020.
Hermeto Pascoal destacava-se por criar melodias com instrumentos pouco usuais, como brinquedos, copos de água, ou até mesmo a própria barba.
Ao longo de mais de 75 anos de carreira, o "bruxo", como assim era conhecido, ganhou três vezes o Grammy Latino e tocou com artistas como Elis Regina e Miles Davis.
