Morreu o padre Casimiro Congo, uma das vozes da luta pela independência de Cabinda
Tinha 71 anos. Durante vários anos foi uma das poucas vozes a defender abertamente a independência de Cabinda.
Corpo do artigo
Morreu o padre Casimiro Congo, uma das principais figuras da luta pela independência de Cabinda, o enclave angolano no território da República Democrática do Congo. Tinha 71 anos.
A informação foi avançada pelo Jornal de Angola, que adianta que o padre morreu no Hospital Geral Provincial de Cabinda, vítima de doença.
Foi professor, governante e bispo da Igreja Católica americana na província de Cabinda. Denunciou o colonialismo português e também o que chamou de "escravatura imposta" por Luanda em Cabinda.
Durante vários anos foi uma das poucas vozes a defender abertamente a independência de Cabinda, que nunca renegou, mesmo depois de ser indicado para secretário da Educação, Ciência e Tecnologia de Cabinda.