Ator escocês tinha 72 anos.
Corpo do artigo
Morreu Robbie Coltrane, o ator escocês que interpretou Hagrid nos filmes da saga Harry Potter. Robbie Coltrane tinha 72 anos e a sua morte foi confirmada pela agente. Através de um comunicado, Belinda Wright acrescentou que o comediante morreu num hospital perto de Falkirk, na Escócia.
Embora não tenha sido revelada qual a causa da morte, Robbie Coltrane padecia de problemas de saúde há dois anos.
Descrevendo-o como um "talento único", a agente acrescenta que o papel como Hagrid trouxe "alegria" tanto a crianças como a adultos em todo o mundo.
"Vou lembrar-me dele como um cliente leal. Além de ser um ator maravilhoso, era inteligente, brilhantemente espirituoso (...) Sentirei a sua falta", frisou.
Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, lamentou a morte do ator que considera uma "lenda do entretenimento escocês", elogiando o seu "alcance e profundidade como ator. "De todos os seus papéis, o meu favorito foi Fitz em Cracker (...)", escreveu no Twitter.
Very sad news. He had such range and depth as an actor, from brilliant comedy to hard-edged drama. I think my favourite of all his roles was Fitz in Cracker.
- Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) October 14, 2022
Robbie Coltrane, Scottish entertainment legend - you will be hugely missed. RIP https://t.co/z9OCf4c83p